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O Desafio da “Mentalidade” na Formação das Crianças e Jovens

Educação

A teoria da psicóloga Carol Dweck destaca dois tipos de mentalidade: a fixa, que vê habilidades como imutáveis e evita desafios, e a de crescimento, que vê desafios como oportunidades e valoriza o esforço. Famílias e educadores desempenham um papel crucial em cultivar a mentalidade de crescimento, elogiando o esforço, valorizando a jornada de aprendizado e promovendo a resiliência.

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A teoria da mentalidade de crescimento, desenvolvida pela psicóloga Carol Dweck, destaca dois tipos de mentalidade que influenciam significativamente a forma como crianças e adolescentes enfrentam desafios e buscam o aprendizado: a mentalidade fixa e a mentalidade de crescimento.

Pessoas com uma mentalidade fixa acreditam que suas habilidades e inteligência são qualidades imutáveis e inatas. Elas tendem a evitar desafios por medo de falhar e expor suas supostas limitações. Quando encontram obstáculos, essas pessoas podem sentir que seus esforços são inúteis, resultando em uma menor perseverança e uma maior propensão a desistir.

Em contraste, aquelas com uma mentalidade de crescimento acreditam que suas habilidades e inteligência podem ser desenvolvidas através de esforço, estratégias eficazes e ajuda de outros. Elas veem desafios como oportunidades para aprender e crescer, e erros como parte natural do processo de aprendizado. Essa mentalidade encoraja a resiliência, a persistência e a motivação para continuar se aprimorando.

A Importância Decisiva das Famílias e dos Educadores

As famílias e os educadores desempenham um papel fundamental no desenvolvimento e no fortalecimento da mentalidade de crescimento em crianças e jovens. A abordagem e a condução tanto nas situações em que os alunos conseguem sucesso quanto naquelas em que enfrentam dificuldades e obstáculos podem ter um impacto duradouro na autoestima, na produtividade e na felicidade dos alunos, tanto no presente quanto no futuro.

Uma abordagem adequada deve se basear em três pilares:

  • Elogiar o Esforço: Quando os professores destacam o esforço e a persistência dos alunos, em vez de apenas reforçar algumas habilidades, promovem uma cultura de aprendizado contínuo. Isso ajuda os alunos a entender que suas capacidades podem ser desenvolvidas.
  • Refletir sobre Comportamentos: Professores que demonstram uma mentalidade de crescimento, compartilhando suas próprias experiências de superação e aprendizado contínuo, inspiram seus alunos a adotar a mesma abordagem.
  • Criar um Ambiente de Apoio: Um ambiente escolar que valoriza o processo de aprendizado e não apenas os resultados encoraja os alunos a assumir riscos e aprender com seus erros, sabendo que o apoio está disponível.

A seguir, listamos alguns exemplos de estratégias que podem ser utilizadas por famílias e educadores:

  1. Elogie o Processo, Não Apenas o Resultado
    • Em vez de dizer “Você é talentoso” ou “Você é inteligente”, foque no esforço e na dedicação que eles demonstraram.
    • Por exemplo, diga: “Você se esforçou muito para resolver esse problema!” ou “Admiro sua persistência em aprender a tocar esse instrumento.”
  2. Destaque a Jornada de Aprendizado
    • Reconheça os passos que levaram ao sucesso. Valorize as tentativas, os erros corrigidos e as melhorias graduais.
    • Por exemplo, diga: “Lembra quando você não conseguia resolver essa equação? Agora você está resolvendo sozinho!”
  3. Enfatize a Resiliência e a Persistência
    • Elogie a capacidade de superar obstáculos. Mostre que errar faz parte do processo.
    • Por exemplo, diga: “Você enfrentou dificuldades na lição de ciências, mas não desistiu. Isso é incrível!”
  4. Promova a Curiosidade e a Exploração
    • Incentive a curiosidade natural dos alunos. Valorize a busca por conhecimento e novas experiências.
    • Por exemplo, diga: “Fico feliz que você esteja sempre fazendo perguntas e querendo aprender mais!”
  5. Evite Rótulos Fixos
    • Evite dizer coisas como “Você é bom em português” ou “Você não é criativo”.
    • Em vez disso, diga: “Você está melhorando em português” ou “Vamos explorar diferentes maneiras de expressar sua criatividade!”
  6. Mostre que o Aprendizado é Contínuo
    • Compartilhe histórias de grandes figuras que enfrentaram desafios e aprenderam com eles.
    • Por exemplo, conte sobre como Thomas Edison persistiu em inventar a lâmpada após muitas tentativas.
  7. Seja um Modelo de Mentalidade de Crescimento
    • Demonstre que você também está sempre aprendendo e crescendo.
    • Compartilhe suas próprias experiências de superação e aprendizado.

O Caso PISA: Uma Reflexão sobre os Impactos da Mentalidade de Crescimento

O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) é uma avaliação global que mede o desempenho de alunos de 15 anos em leitura, matemática e ciências. Ele é conduzido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) a cada três anos e é projetado para avaliar a capacidade dos alunos de aplicar seus conhecimentos em situações da vida real. Em 2022, cerca de 690 mil estudantes de 81 países participaram da prova, representando um universo de 29 milhões de adolescentes.

Estudos mostraram que alunos com uma mentalidade de crescimento tendem a ter melhores resultados no PISA. Isso se deve à sua capacidade de enfrentar desafios e persistir diante das dificuldades, além de estarem mais abertos a aprender com os erros e a buscar constantemente melhorar suas habilidades. A mentalidade de crescimento não só melhora o desempenho acadêmico, mas também prepara os alunos para serem aprendizes ao longo da vida, capazes de se adaptar e prosperar em um mundo em constante mudança.

Ao cultivar uma mentalidade de crescimento em nossos alunos, estamos não apenas melhorando suas chances de sucesso acadêmico, mas também preparando-os para enfrentar os desafios futuros com resiliência e determinação.

Desenvolver a mentalidade de crescimento nas nossas crianças e adolescentes é um grande desafio para famílias, educadores e sociedade. Juntos, podemos fortalecer uma geração que tenha:

  • Autoestima Positiva: Alunos que acreditam em sua capacidade de crescer e melhorar tendem a ter uma autoestima mais alta. Eles veem os desafios como oportunidades de desenvolvimento, não como ameaças ao seu valor pessoal.
  • Maior Resiliência: Ao aprender que erros e falhas são partes naturais do processo de aprendizado, os alunos desenvolvem uma resiliência maior, o que os ajuda a enfrentar dificuldades com mais confiança e menos estresse.
  • Satisfação e Realização: Alunos com uma mentalidade de crescimento frequentemente encontram mais satisfação em suas realizações, pois sabem que seus sucessos são fruto de seu esforço e dedicação.

 

Escrito por: Walter Braga

 

Referências: O livro "Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso" de Carol Dweck e https://www.oecd.org/en/publications/2023/11/pisa-2022-results-volume-i-and-ii-country-notes_2fca04b9/united-kingdom_b5071eb8.html

https://www.oecd.org/en/about/programmes/pisa.html

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